Assim como adultos tem as próprias maneiras de expressar seus afetos, as crianças também e é importante buscar compreender e ajuda-las nesse desenvolvimento desde cedo. O livro de Gary D. Chapman destinados a casais mostra como eles podem melhorar sua compreensão, demonstração e recepção do afeto em relação ao outro e assim ter um relacionamento melhor, através das 5 linguagens do amor. Mas, o autor também fez a versão do livro para crianças.
Nesta obra ele fala sobre o nosso reservatório emocional, ou seja, dos afetos que precisamos ser recarregados de afetos para encontramos forças para continuar a vida. Os país precisam ter a consciência da importância de suprirem não só materialmente, mas emocionalmente também os seus filhos. No entanto, como foi dito aqui, cada filho tem o seu jeito de interpretar gestos de afetos de forma diferente. Vamos entender a linguagem de amor de cada um:
Entendendo Mais Sobre As 5 Linguagens Do Amor Das Crianças
- Tempo de Qualidade
O tempo de qualidade é um tempo que você tira do seu dia para fazer algo que você e o seu filho gostam de fazer. Mas se chama tempo de qualidade, porque é um tempo onde sua atenção é totalmente voltada a criança, não é somente estar ali, mas de fato se fazer presente. As vezes birras e bagunças que seu filho faz pode ser para chamar sua atenção para essa necessidade de ter um tempo com você. Muitas vezes reclamamos do comportamento das crianças sem entender o que de fato é importante para elas.
- Palavras De Afirmação
A criança percebe o amor expressado através do que dissemos, ainda que não compreenda tudo. O tom de voz, o olhar e os gestos que expressamos ao dizer palavras de afeto contam muito. As palavras de afirmação, elogios, reconhecimento, e acolhimento e encorajamento é muito importante para os pequenos ouvirem de seus pais.
-
Toque Físico
Muitas crianças precisam de toque físico para se sentirem amadas, esse tipo de afeto deve começar desde bebe com carinho, colo e ao longo do crescimento da criança também. Ainda que a criança cresça e não goste tanto de carinho, substitua por cócegas e momentos de brincadeira.
-
Presentes
Presentar seu filho também pode ser um grande ato de amor, muitas crianças reagem bem ao receber presentes. É claro que é importante usar outras linguagens de amor para que ela não veja o presente como um pagamento, mas sim como expressão de amor de fato. É importante também ensinar sobre o valor do presente não estar necessariamente relacionado ao valor financeiro, mas sim pelo sentimento de fazer o outro feliz.
-
Atos de serviço
Algumas crianças tem como preferida de linguagem do amor atos de serviço, ou seja, que você ajude ela com o que precisa. Seja preparando uma refeição, ajudando em um dever de casa ou até mesmo a criar algo que ele esteja projetando, essas atitudes também ensinará sobre a importância de também servir ao outro.
O Que Também É Importante Saber Sobre Linguagem Do Amor
É importante também ressaltar que conforme o tempo vai passando as linguagens do amor podem ir se modificando, afinal, cada ser humano vai ao longo de sua jornada descobrir algo sobre si e também sobre os outros. O importante é que nesse processo você seja um incentivador e que ele possa transbordar amor na vida de outras pessoas porque também recebeu de você. Para mais conteúdos relacionados ao universo infantil acesse nosso blog.
Para conhecer também sobre o projeto do nosso lar de acolhimento, acesse nosso site!