Ansiedade Na Infância: Conheça 4 Sinais

A ansiedade não atinge somente os adultos, também existe ansiedade na infância e alguns comportamentos mesmo que pareçam ser nocivos podem ser sintomas que precisam ser observados. A ansiedade é uma patologia muito comum e pode ser manifestada não somente como um transtorno, mas como um sentimento que não tem necessariamente uma faixa etária específica. Ou seja, crianças também sofrem com ela!

Portanto, hoje vamos te mostrar alguns sinais que precisam ser observados em sua criança que podem mostrar se ela está sofrendo com ansiedade.

 

Roer As Unhas É Um Sinal De Ansiedade Na Infância

A princípio, você tem o costume de brigar com o seu filho quando ele resolve roer as unhas? Já tomou alguma medida drástica como colocar algo ruim para que a criança largue a mania? Provavelmente isso não funcionará porque o motivo pode ser psicológico e não uma simples mania. Roer as unhas pode trazer danos permanentes para as crianças, existem casos onde as unhas poderão ser atingidas justamente no lugar onde há sua formação e causar grandes sequelas. Mas esse ato é necessário entender as razões dessa ansiedade, por exemplo no caso da criança que fica sem dormir.

 

Ficar Sem Dormir

Quando uma criança fica sem dormir muitos Pais acabam tomando medidas até mesmo superficiais para tratar algo que pode ter raízes mais profundas como separação e brigas familiares. Além disso o contato com os eletrônicos, responsabilidades escolares e diversos afazeres podem ser responsáveis por esse cansaço mental que gera ansiedade. Por isso, é necessário diminuir o uso desses eletrônicos, promover momentos de lazer e conversar com a criança para que ela conte sobre os seus sentimentos para que a partir disso você possa tomar atitudes que vão o ajudar.

 

Comer Em Excesso

Criança pode ter uma fome que não se trata de falta de nutrientes e uma necessidade do corpo, mas questões psicológicas e emocionais, incluindo a ansiedade. Em um estudo realizado pela Universidade College London, os cientistas fizeram um teste onde 398 crianças gêmeas foram analisadas e metade dessas crianças tinham Pais obesos, enquanto as outras não tinham. O estudo constatou que os fatores genéticos pouco interferiam na fome psicológica através de um questionário feito quatro anos depois para essas famílias. Com isso podemos entender que comer em excesso por fatores psicológicos não está ligado as questões genéticas. Ansiedade por algo, nervosismo, podem gerar essa compulsão.

 

Agressividade

A agressividade é uma série de ações negativas e emoções, quando uma criança quer de forma desesperada algo, estando afoita, é comum que ela reaja de maneira agressiva e impaciente. Diante disso podemos perceber um sintoma de ansiedade presente em seu comportamento. Identificar isso é muito importante para que você possa buscar ajuda. Saiba identificar também se esses comportamentos têm como causa o ambiente onde ela está inserida que pode ter agressividade isso também influencia. Se você perceber que esses comportamentos se tornaram excessivos busque ajuda de um psicólogo que poderá ajudar sua criança.

Sobretudo, é muito importante estarmos atentos aos sinais que podem estar indicando um problema que está afetando a vida das crianças. Para saber mais sobre conteúdos relacionados acesse o nosso site.

 

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email