Ter amigos é tão bom! Ter pessoas por perto para compartilhar a vida é necessário para o ser humano, seja em qual for a idade. A amizade é responsável pela liberação de dopamina e ocitocina, causando bem-estar, relaxamento e vínculos. Além disso, com todos esses benefícios para o cérebro humano a amizade promove longevidade por até 10 anos, sendo essencial para uma vida mais feliz. Com as crianças que estão nessa fase de iniciação da vida não é diferente, elas precisam também aprender a criar vínculos desde a infância.
Amizade Na Infância: Entendendo Mais Sobre Os Benefícios
É na infância onde as crianças vão lidar com outras e também aprender a serem inseridas em um circulo social para além de seu convívio familiar, lidar com o diferente muitas vezes é desafiador, mas é necessário. Crianças que ficam em muitos ambientes isolados e são privadas do convívio social e de se desenvolverem acabam tendo dificuldades em suas relações futuras, por isso esse convívio é tão bom para as crianças. Portanto, a amizade na infância pode melhorar a comunicação das crianças.
Além disso, essa é uma fase onde a imaginação e a criatividade precisam ser desenvolvidas através de brincadeiras e brincar sozinho não é tão divertido, pois é necessário interatividade. Quando crianças estão brincando elas desenvolvem a linguagem, imaginação, criatividade. Contudo, como fazer para seu filho começar uma amizade?
Mas, Como Fazer Seu Filho Cultivar Mais Amizade?
A verdade é que o desenvolvimento de amizades muitas vezes é um processo natural, muito comum nos ambientes sociais com a própria convivência. Contudo, se você percebe que o seu filho tem certa dificuldade em fazer amizade, existem algumas maneiras de você ajudar ele nesse processo.
- Para que seu filho cultive mais amizade você precisa proporcionar oportunidades para que isso aconteça. Portanto, se você é aquele Pai que não costuma sair muito com o seu filho esse é o momento de você começar a procurar lugares para passear. Busque escolher lugares que ele tem vontade de ir e conhecer, assim será mais fácil dele querer arrumar amizade.
- Tire seu filho do celular quando ele estiver perto de outras crianças. Atualmente, uma das coisas mais comum é ver crianças em festas em família, eventos, apenas mexendo no celular sem interagir umas com as outras. Portanto, quando seu filho estiver nessas ocasiões não deixe que ele fique o tempo inteiro no celular.
- Conversar também é uma maneira de entender as dificuldades, entender o motivo do seu filho não ter amizade, pode inclusive ser por algum trauma, medo e você precisa estar atento em ouvir para a resolução do problema.
- Explique sobre a importância da amizade, dos vínculos e de acolher uns aos outros para que ele entenda que na vida dele é legal estar conectado com outras crianças.
Por fim, garanta que seu filho esteja livre para cultivar amizades, dê liberdade para que ele conte suas frustrações com amigos, como do amigo que brigou com ele por causa de um brinquedo, ensine valores para ele diante dessas situações. Dessa forma, a amizade será um instrumento de crescimento para o seu filho!
Leia mais: