A adoção no Brasil cresce a cada ano, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção foram 1.974 processos concluídos no ano de 2019. Em contrapartida, em 2020 o número de crianças adotadas no Brasil caiu em 41% entre janeiro e agosto.
Com os fóruns fechados os processos que já não eram fáceis ficaram ainda mais lento. Consequentemente, afetou o número de conclusões no processo de adoção. O Que esperar da adoção em 2021?
Ano passado o TSJ implementou novos meios digitais para os processos de adoção e fez com que parte desse trabalho fosse concluído, exceto pelo fato de que nem todos os locais e estados possuem esses recursos digitais, o que evidentemente causou atrasos nos processos daqueles que não possuem recursos digitais.
Adoção em 2021: O Efeito Dos Atrasos Na Adoção
Aqui no Brasil, as crianças entre 0 a 3 anos de idade geralmente conseguem ser adotadas com mais facilidade, há uma busca maior por bebês recém-nascidos.
Por isso, as crianças mais afetadas com a demora são as que estão entre 9 e 10 anos de idade, e por conta de serem mais velhas não tem muitas pessoas que querem adotar. Isso ocasiona um problema ainda maior de demora que precisa ser resolvida. Mas será que ainda haverá lentidão nos processos para adotar?
Ainda haverá lentidão No Processo?
A humanidade ainda não superou a pandemia do novo coronavírus, estamos tendo lockdown em várias regiões do mundo. Isso porque a cada dia aumentam mais ainda os números de mortos e aqui no Brasil os dados são alarmantes.
Não obstante, isso afeta diretamente diversos processos burocráticos já que dificilmente órgãos públicos e fóruns ficam abertos. É provável que neste ano tenhamos um quadro semelhante ao do ano passado, pelo fato da pandemia estar se estendendo.
Então qual será a forma de atender essas demandas?
Os Processos Por Vídeo Chamada Continuarão
Apesar de serem interrompidos os processos em locais físicos, houve uma aceleração em 2020 no uso da tecnologia. As reuniões organizadas para resolver os processos de adoção por chamadas de vídeo podem permanecer mesmo depois da pandemia.
Tal qual diversas novas maneiras que vários setores vão aderir por causa dessa “revolução tecnológica” que aconteceu em menos de um ano e que fez uma grande mudança em nossa sociedade.
Apadrinhamento Em Lugar Da Adoção?
Assim como a fila de adoção cresce, muitas burocracias que envolvem o processo de adoção ainda permanecem como falamos anteriormente, sem dúvidas que exigências são necessárias.
No entanto, quando se fala de adoção nem todos os que sonham em ter um filho adotivo possuem os pré-requisitos necessários para conseguir.
Nesse caso uma boa solução que contribui na vida das crianças é o apadrinhamento. Não se trata de substituir a adoção, mas caso não haja possibilidades de se tornar Pai ou Mãe de um pequenino, uma boa ideia é apadrinhar.
Portanto, caso você tem uma idade acima de 21 anos, possui tempo e disponibilidade para acompanhar se afilhado e tem muito amor e carinho no coisa. Essa é a hora de fazer uma criança feliz!
Se você deseja começar a ajudar crianças uma boa opção é fazer sua doação para a associação lar mãos pequenas que oferece serviço de acolhimento para os pequeninos. Caso você deseje saber mais acesse o site.