Ansiedade Infantil: Descubra Quais São Os Sintomas

 

A ansiedade hoje é um dos maiores transtornos de adultos no Brasil que segundo a Organização Mundial de Saúde é um dos países mais ansiosos do mundo. Mas engana-se quem pensa que alcança somente adultos, na verdade, as crianças também estão sendo afetadas pela ansiedade. Inclusive, o quadro clínico de crianças e adolescentes com ansiedade que antes era considerado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais como menos grave. Hoje já não se divide mais em faixa etária no que diz respeito aos transtornos, tendo o mesmo nível de gravidade.

Os transtornos de ansiedade são uma das patologias psiquiatras mais recorrentes, atualmente 10% a 15% das crianças e adolescentes sofrem de ansiedade. Ficando somente atrás do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O transtorno de ansiedade não pode, sobretudo, ser confundido com a ansiedade apenas. Se sentir ansioso em determinados momentos da vida. É algo muito comum e que a maioria dos seres humanos experimentam, e faz parte das nossas emoções.  Por exemplo, quando os pais dizem que vão dar um brinquedo no aniversário é normal que dias antes a criança fique ansiosa. Porque quer ver logo o brinquedo, a novidade de ter algo novo. Portanto, é importante separar essas situações do que de fato é a comorbidade da ansiedade.

 

Ansiedade Na Infância: Quando Ansiedade É Uma Doença?

Ansiedade pode ser considerada como um transtorno é que a sensação não é necessariamente apenas de que um momento chegue logo, mas um medo absurdo de que há sempre um perigo eminente. Dessa forma, a pessoa está sempre em estado de alerta sem que necessariamente haja de fato o risco, mas sua mente é capaz de criar tempestade em copo d’água e a pessoa vive sempre em estado de alerta. De acordo com o Coordenador do Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Fernando Ramos Asbahr, “a ansiedade pode atrapalhar o desenvolvimento, mas o problema é quando altera o dia a dia. A criança não consegue ir para a escola, não entra numa loja tem problemas de convivência”.

Há também grande influência do ambiente familiar e da herança biológica segundo Fernando, como ansiedade dos pais que refletem nos filhos. Portanto, muitas vezes o tratamento precisa ser não somente com a criança, mas com toda a família.

Sobre os sintomas físicos da ansiedade, de acordo com a psicóloga especialista em terapia cognitiva-comportamental, Fernanda Bittencourt, os sintomas além de preocupações exageradas e hipervigilância que são comuns para a idade, também podem envolver sudorese, taquicardia, mãos e pés trêmulos, dores no estômago, dificuldades para respirar, entre outros. Segundo ela é necessário buscar um médico pediatra para primeiro descartar qualquer causa física, e posteriormente buscar um psicólogo para fazer avaliação.

 

Tipos De Transtornos De Ansiedade

Além de identificar os sintomas da ansiedade, é importante entender que ansiedade além de causas existem tipos diferentes com tratamentos específicos, que são feitos a partir de uma avaliação com psicólogo. São eles:

 

– Transtorno de Pânico

– Transtorno de Estresse Pós-traumático

– Ansiedade Generalizada

– Ansiedade de Separação

– Fobias Sociais

– Fobias Específicas

 

O tratamento do transtorno quanto antes acontecer, melhor. Pois existe a possibilidade do desenvolvimento de outros transtornos na fase adulta, decorrentes da ansiedade.

 

 

Ansiedade Na Infância: Busque Ajuda Médica

Por fim, quanto mais cedo tratar o transtorno e ansiedade maior a chance de uma vida com mais qualidade. Evitando assim que desenvolva uma depressão, entre outros fatores que podem prejudicar diversas áreas como trabalho, estudo, interações sociais e levar a refúgios nocivos como vícios em bebidas, drogas, como uma maneira de se aliviar de toda essa pressão causada pela ansiedade.

 

Leia o nosso blog:

No Lar Mãos Pequenas compartilhamos conteúdos relevantes para orientar sobre as diversas situações vividas por nossas crianças e adolescentes e o que fazer para melhorar a vida deles com as informações de relevância. Além disso, somos um Lar de Acolhimento e o nosso propósito e cuidar de crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade e proporcionar segurança e acolhimento! Quer conhecer mais e contribuir com o Lar Mãos Pequenas? Acesse nosso site e entre em contato conosco!

 

 

 

 

 

Fonte:

Ansiedade infantil: principais sintomas e quando buscar auxílio médico. Blog Neurológica. Disponível em: https://www.neurologica.com.br/blog/ansiedade-infantil-principais-sintomas-e-quando-buscar-auxilio-medico/

 

VARELLA Drauzio. Ansiedade em crianças: como reconhecer os sintomas? Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/ansiedade-em-criancas-como-reconhecer-os-sintomas/

 

Como lidar com a ansiedade em crianças? Veja Saúde. Disponível em:  https://saude.abril.com.br/familia/como-lidar-com-a-ansiedade-em-criancas/

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
ansiedade-infantil-descubra-quais-sao-os-sintomas