5 Brincadeiras Em Grupo Infantil Para Trabalhar A Coletividade

A sociedade está sempre passando por muitas mudanças. Quando uma criança nasce ela está entrando para fazer parte de uma sociedade que desconhece, mas que logo depois irá saber como funciona. Nesse sentido, ela quando vai criando consciência e entra na escola onde tem convívio começa a lidar de fato com a sociedade além do convívio que já tinha com sua família. Portanto, ela começa a conviver com crianças com vários tipos de comportamentos e é muito comum ver dentro da sala de aula, no pátio, nos abrigos, os conflitos que surgem e a dificuldade de interação social. Dessa forma, como pode se resolver esses problemas? Bom, não é possível indicar uma solução apenas para resolver conflitos mas uma das coisas que se pode fazer é criar um ambiente de coletividade para melhorar esse relacionamento entre as crianças. E podemos fazer isso através de brincadeiras em grupo infantil.

 

Brincadeiras Em Grupo Infantil Melhora A Amizade

A maioria das pessoas tem lembranças da infância onde brincava com os amigos na rua. Mesmo quando tinha brigas no final tudo acabava com brincadeira ou com a mãe chamando para entrar para casa! Dessa forma, tínhamos vínculos com pessoas através das brincadeiras.

Atualmente, as brincadeiras estão sendo trocadas pelos joguinhos de celulares e as crianças cada vez menos tem tido essas interações. No entanto, para que as crianças cresçam saudáveis em relacionamentos interpessoais é necessário que elas brinquem. Segundo o que afirma a brinquedista Patrícia Camargo, sócia do Tempojunto a brincadeira contribui para o desenvolvimento de funções cerebrais importantes como linguagem e criatividade.

Portanto, iremos passar dicas de algumas brincadeiras para serem realizadas em grupo infantil!

 

 Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são feitos para ser jogados em grupo e em sua maioria estimulam o racíocionio e memória das crianças. Apesar de ter alguns mais desafiadores você pode escolher aqueles que são mais simples mas que estimulem o desenvolvimento.

 

Corrida Em Circuito

Consiste em  fazer fileiras e a criança passar a bola para outra e depois a criança que pegou a bola corre e passa para outra e assim sucessivamente. Durante essas trocas há mudanças de lugares, quem chegar ao primeiro lugar até o fim da rodada vence. Isso estimulará a coordenação e agilidade das crianças.

 

Brincadeiras Em Grupo Infantil: Dança Das Cadeiras

 Essa é uma das brincadeiras mais conhecidas e que está presente nas nossas memórias. Cai para nós, os adultos também entram nessa brincadeira! Basta fazer uma roda de cadeiras de costas para as outras com 1 unidade menor do que a quantidade de pessoas que irá brincar. Dessa forma, sem tocar nas cadeiras as crianças vão andando em volta delas enquanto toca uma música. Quando a música acaba elas devem se sentar e quem não conseguir se sentar na cadeira fica de fora e assim sucessivamente enquanto em cada vez uma cadeira é retirada. Por último ficam 2 pessoas para 1 cadeira e quem conseguir ser mais rápido e sentar na cadeira, ganha!

Essa brincadeira trabalha habilidade, percepção e o mais importante diverte demais!

 

Ciranda Cirandinha

Sobretudo, essa brincadeira é muito fácil e divertida, basta cantar a cantiga:

Ciranda cirandinha vamos todos ciranda, vamos dar a meia volta volta e meia vamos dar.  O anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o amor tu me tinhas era pouco e se acabou.  Por isso dona (fulana – você escolhe uma pessoa para entrar na roda) faz favor de entrar na roda, diga um verso bem bonito, diga a Deus e vai- se embora. 

Depois a pessoa escolhida entra na roda e diz assim;

Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão, nenezinho quando dorme, põe a mão no coração.

Sendo assim, a cantiga volta do inicio e uma nova pessoa é escolhida. Dessa forma as crianças em um momento de dar as mãos e cantarem juntas podem se sentir de fato participantes de um momento divertido que é a mistura entre brincar e cantar.

 

Brincadeiras Que Usem As Mãos

Para aproximar as crianças e mostrar para elas que precisam de outras para se divertirem e ter momentos de descontração nada melhor do que brincadeiras que passaram de geração a geração. Adoleta, tricilomelo, Babalu, Popeye, entre outras. Elas estimulam a coordenação motora, diverte e deixa um princípio brincar com outras crianças pode ser muito divertido!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email