Afinal, como eu posso identificar uma criança em situação de risco? Segundo definição do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, a situação de risco acontece quando uma criança ou um adolescente tem seus direitos fundamentais violados ou ameaçados por diversas formas, que podem ser: trabalho infantil, violência doméstica, dinâmica familiar de risco, envolvendo prisão domiciliar, abuso sexual e psicológico e até mesmo crianças que fogem de casa e moram nas ruas de todo o país, são consideradas crianças em situação de risco. Mas, o mais importante, como eu e você podemos mudar isso? Vamos dar aqui alguns exemplos de situações de risco, fique atento!
Tipos De Situações
- Violência psicológica: Embora não seja tão notada, essa é também uma violência que atrapalha o desenvolvimento das crianças além de causar diversos traumas. A violência psicológica está em por meio de palavras e ações ameaçar, ridicularizar, ofender, diminuir e manipular uma criança. Se você presenciar essas situações, essa criança está sim vivendo sobre violência psicológica. É normal que os pais corrijam, briguem com seus filhos, ou até mesmo use palavras duras. No entanto, não é normal palavras de depreciação e pode sim ser denunciado em caso de violência psicológica.
- Violência Doméstica: Agressões físicas que deixem sequelas nas crianças, espancamentos, deixar uma criança sem comer como forma de castigo essas são violências físicas domésticas. Muitas vezes são os parentes mais próximos que cometem essa violência e acreditam que essa é uma maneira de educar, entretanto, esse tipo de agressões é crime e precisa ser combatido.
- Violência sexual: Nem sempre é tão fácil perceber quando uma criança sofre violência sexual. No entanto, é importante com cautela identificar alguns sinais. Como mudanças no comportamento, proximidades excessivas de parentes, silêncios repentinos, é claro que é importante considerar o contexto.
–Leia sobre 10 maneiras de identificar possíveis sinais de abuso sexual infanto-juvenil
Portanto, busque identificar esses sinais e busque uma maneira de averiguar e denunciar o abuso sexual. Não pense que por ser um parente próximo isso não pode acontecer, geralmente os abusos vem justamente daqueles que são mais próximos a crianças e adolescentes.
- Crianças em situação de rua: A rua é um ambiente perigoso para crianças em diversos fatores porque elas estão expostas e mais vulneráveis diante da violência, crime, drogas abusos, também da fome, frio. Portanto, é importante que o Estado trabalhe no cuidado dessas crianças e que nós como cidadãos ao nos depararmos com essa situação entremos em contato com os órgãos públicos.
Como Proceder Caso Se Depare Com Uma Criança Em Situação De Risco?
O primeiro passo é se auto conscientizar e conscientizar os outros sobre a situação. O segundo é encaminhar essas crianças para A vara da infância mais próxima, que levará cada uma para um Lar de Acolhimento, como Mãos Pequenas. O terceiro é apoiar essas instituições para que cuidem da melhor forma desses pequenos e grandinhos que tanto precisam. Bora com a gente? Conheça nosso site!
Encontrou uma criança em situação de risco e não sabe o que fazer? Saiba como proceder diante dessa situação!
O Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos é uma das formas de efetuar a denúncia. Além dele, há o site da ouvidoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, conhecido como ouvidoria online e o aplicativo Proteja Brasil. Também podem ser procurados os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) ou qualquer posto policial próximo (que farão o encaminhamento.