Como Educar Para Prevenir O Abuso Sexual Em Crianças?

“As crianças são o futuro da nossa geração”, você já deve ter ouvido essa frase que sim, é verdadeira! Porém, nossas crianças que são o futuro da sociedade têm sofrido defraudações emocionais, maus tratos e abuso sexual em crianças.  Tudo isso contribui para uma sociedade com adultos doentes de corpo e mente. Porém, como isso acontece? Talvez essa resposta você já sabe – desigualdade, violência, abusos, maus tratos, e muitos outros problemas!

Porém, além da mudança social é necessária uma conscientização individual! Quer dizer que é muito importante que cada responsável oriente o seu filho sobre proteger o seu próprio corpo. Assim teremos adultos mais fortes e com menos histórico de abusos, que prejudica várias áreas na vida das pessoas!  Tratando do abuso sexual, você já pensou em como uma criança saber identificar e perceber uma aproximação estranha ajuda muitas crianças a não serem vítimas desses criminosos?

 

 Pode Não Estar Longe Da Sua Realidade

Assim como você orienta seu filho sobre ele se alimentar bem, escovar os dentes, dormir no horário certo, entre outras coisas importantes que ele deve fazer. Assim também você deve ensinar ele a proteger seu corpo. Nesse sentido, muitos pais acabam achando que educar é orientar apenas nas coisas básicas, do que acontece dentro de casa. Porém, a criança ao entrar no convívio com a sociedade lidará com os mais diversos tipos de pessoas e pode por algum momento estar perto de alguém com péssimas intenções. Por isso falar para o seu filho sobre como é importante que ele não deixe que ninguém tocar em suas partes intímas, não deixar que estranhos peguem no colo e falar para você se perceber essa aproximação estranha é importante.

Além disso, o mais importante é que essas orientações sejam não só para pessoas de fora, mas especialmente para vizinhos e parentes! Em 2019 o Disque Direitos Humanos divulgou dados sobre a violação de crianças e adolescentes. O levantamento mostrou que 73% dos casos denunciados acontecem dentro da própria casa da vítima.

Portanto, evite deixar seu filho a sós com parentes, mesmo que aparentemente aquela pessoa passe confiança, na verdade poucas pessoas desconfiam dos abusadores. Além disso, se você percebe que seu filho não quer abraçar aquele tio, primo ou que quer que seja, se ele tem uma reação estranha e evita qualquer aproximação converse com ele. Não force seu filho a beijar no rosto, abraçar e ficar perto, pelo contrário converse e fique de olho na razão do seu filho reagir desse jeito. O abuso sexual não está longe da sua realidade!

 

É Possível Sempre Prevenir Sempre O Abuso Sexual Em Crianças?

Não, nem sempre é possível prevenir o abuso sexual, porque há muitos casos onde o abusador faz ameaças tanto com a criança quanto da própria mãe. Principalmente quando esses abusos vêm do pai ou do padrasto. Porém, é importante que nós como cidadãos também sejamos voz para aqueles que estão sobre essa situação e denunciarmos caso haja algum caso de abuso presenciado disque 100. Além disso, apoiar campanhas que divulguem prevenção, formas de denunciar e que tenham um apoio e amparo para as vítimas também é muito importante.

Dessa forma, leve a informação e dê voz aos que estão sendo silenciados pela violência e opressão!

 

 

 

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
omo-educar-para-previnir-o-abuso-sexual-em-criancas