Conheça os Diversos Tipos de Trabalho Voluntário| Lar Assistencial Mãos Pequenas

De antemão, os trabalhos voluntários têm mais de um tipo. Eles podem ser online ou presenciais. Bem como pontuais ou decorrentes. O voluntarismo vem com muita variedade e cabe a você o que mais se adequa. Antes de tudo, é importante ter conhecimento dos méritos individuais de cada um. Portanto, conheça aqui os tipos de trabalho voluntário e faça uma lista de quais são os tipos de vaga em que você se encaixa com perfeição.

 

Trabalho Voluntário Pontual

O trabalho voluntário pontual é aquele que termina em um período determinado. Ainda assim, você tem a oportunidade de conhecer as pessoas que trabalham e sentir na pele aqueles que são beneficiados pela instituição. Do mesmo modo, isso te ajuda a definir se você quer ou não continuar a ser voluntário na determinada instituição.

Da mesma forma, o voluntarismo pontual também dura mais tempo se for um projeto. Isso te ajuda a definir se você deseja ou não ser voluntário por mais tempo na instituição. Todavia, por mais que o projeto demore um mês para ser realizado, o voluntariado deve acabar com a finalização do projeto.

Alguns exemplos de trabalho voluntário pontual são:

  • Ajudar em uma campanha de vacinação de crianças, adultos e idosos.
  • Auxiliar na panfletagem para divulgação de um projeto.
  • Ajudar em uma festa beneficente.

 

Voluntariado Recorrente

Primeiramente, esse tipo de trabalho voluntário, é aquele que tem continuidade. Contudo, para que você possa atuar com excelência, você deve saber as datas e os horários que pode se comprometer. Nesse caso, é importantíssimo que o voluntário e a ONG estejam de acordo sobre quanto tempo o voluntário vai atuar.

Nesse sentido, vale ressaltar que se você escolher atuar de forma recorrente, deve ter consciência que a instituição coloca sobre você uma expectativa. Portanto, você deve participar no tempo que será determinado.

Alguns exemplos de trabalho voluntário recorrente são:

  • Dar aulas frequentes de música, canto, dança ou qualquer outra atividade disciplinar em alguma instituição;
  • Disponibilizar palestras mensais para jovens;
  • Cozinhar todos os dias para crianças, jovens ou idosos de alguma instituição;
  • Gerenciar as mídias sociais, agendando os posts em um determinado dia da semana.

 

Voluntariado a Distância ou Online

Nesse tipo de voluntarismo, você trabalha da sua casa. Mas, a instituição provavelmente marcará dias para que você conheça o seu ambiente de trabalho e se envolva com a causa que está ajudando. Em suma, o trabalho voluntário é feito via online.

Alguns tipos de trabalho voluntário a distância ou online são:

  • Fazer divulgações digitais, construindo estratégias de marketing para a instituição escolhida;
  • Monitoramento de projetos de lei, fazendo um pequeno trabalho de jornalismo investigativo;
  • Trabalhos administrativos.

 

Volunturismo

Em outras palavras, se você gosta de viajar, essa é a opção certa para você! Nesse tipo de trabalho voluntário, você pode conhecer lugares diferentes e fazer o bem ao mesmo tempo. Logo, você viaja a alguma comunidade a atua como voluntário por tempo determinado.

 

Outros Tipos 

  • Voluntariado em atividades-fim: São atividades que entram em contato diretamente com os beneficiados da instituição.
  • Voluntariado em atividades-meio (ou institucional): Relacionado a áreas administrativas. Não há contato direto com os beneficiados.
  • Voluntariado baseado em habilidades: Normalmente esses solicitam currículos. São atividades em que o voluntário deverá atuar com uma habilidade específica.

Quer saber como ser voluntario no Lar Mãos Pequenas? Clique aqui e preencha nosso formulário, será um enorme prazer ter você no nosso time da alegria!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Trabalh-Voluntario-Conheca-Os-Diversos-Tipos.jpg