De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), existe mais de 1 bilhão de pessoas no mundo com alguma deficiência. Ou seja, é um número bastante alto que nos faz pensar que existe em todos os mundos enfrentando desafios distintos em algum aspecto de suas vidas.
Aqui no Brasil segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) realizada em 2010, a cerca de 45, 6 milhões de pessoas portadoras de deficiência. Sendo que 7,5% são crianças portadoras de deficiência. Como esses dados demonstram, falando especialmente das crianças, existem muitas delas que precisam de um cuidado maior. É nesse ponto que o dia da criança especial influi.
Dia Da Criança Especial E O Cuidado Com As Crianças
O dia 9 de dezembro foi uma data estabelecida para de fato trazer conscientização sobre o cuidado que se deve ter com as crianças especiais, tendo em vista que elas precisam desse olhar sendo uma minoria. Que por muitas vezes acaba sendo esquecida quanto a necessidade se ter acessibilidade dentro e fora de casa.
É preciso de fato criar uma consciência coletiva da necessidade se ter acessibilidade para crianças especiais seja em qual for o lugar. Por isso, precisamos de políticas públicas que favoreçam o acesso de crianças especiais a diversos lugares, principalmente na escola.
A Escola
A escola possui importância fundamental na formação de um cidadão, mas segundo a pesquisa do IBGE 68% da população não tem instrução ou não tem o ensino fundamental completo. Ou seja, é perceptível que desde o ensino escolar até o período das pessoas com deficiência se inserirem no mercado há desafios para essa entrada, tanto por conta da falta de acessibilidade, quanto pelo preconceito.
No entanto, o número de crianças matriculadas na educação infantil aumentou de 69.784 para 79. 749. Ou seja, apesar de estarmos falando dessa falta de acessibilidade há também uma evolução ao longo do tempo.
Porém, é perceptível que esse crescimento precisa ser maior e que a discussão precisa acontecer, porque apesar de nas escolas aumentarmos a acessibilidade, ainda há medidas isoladas. Um exemplo: uma construção de uma rampa, mas logo em seguida a calçada está toda esburacada. Ou seja, é necessário pensar no todo quando falamos de acessibilidade. Essa é a grande questão!
Precisamos Continuar Falando De Acessiblidade
Não é só na escola, mas também crianças especiais precisam de lugares que desenvolvam que permitam com que elas tenham oportunidade de serem cuidadas de uma maneira de fato que as preparem para viver e se divertir com suas limitações. Por isso, seja na escola, casa, shopping, ruas, não importa o lugar é preciso proporcionar ao outro a experiência de se sentir mais acolhido e incluso.
E que tal você pensar sobre isso e como você pode ajudar nessa causa? Compartilhe esse artigo, fale sobre esse assunto em suas redes sociais, fale disso no seu trabalho, onde você tiver a oportunidade de falar! Abrace essa causa!