Não Ignore A História De Uma Criança

Existe nos pais que adotam uma criança um desejo genuíno de transformar a vida daquela criança e promover uma nova história para elas. Porém, há também um medo das possíveis reações que uma criança pode ter quando quiserem saber da sua origem. Afinal, contar ou não contar?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “o adotado tem direito de conhecer sua origem biológica, bem como de obter acesso irrestrito ao processo no qual a medida foi aplicada a seus eventuais incidentes, após completar dezoito anos”. Ou seja, é um direito da criança saber sua origem, por uma questão de incidentes, mas também psicológica.

 

 Consequências De Uma Criança Não Saber A Sua Origem

Muitas vezes o fato desse assunto ser escondido, pode gerar insegurança na criança, assim como uma sensação de desconhecimento sobre a sua vida e assim ela pode ter uma mudança em seu comportamento. Dessa forma, é importante esclarecer os fatos para que ela sinta que está inserida dentro de uma familía que de fato ela tem razões para confiar.

Ou seja, você precisa se importar com a história da criança e contar ela, não simplesmente apagar porque é uma forma errada de proteger a criança. Entender e contar sobre o passado é importante, inclusive, para compreender comportamentos do seu filho.

 

HIstória De Uma Criança: Análise de Comportamento

Principalmente no começo onde a criança ainda está na fase de adaptação você pode perceber nela alguns comportamentos que são desafiadores de você entender a raíz, por isso é tão importante que você busque compreender bem a história que embora seja do passado influência também no presente. Então nesse caso seja transparente tanto com você mesmo, quanto com o seu filho e em uma oportunidade conte para ele sobre a adoção.

 

Conte Para O Seu Filho A História Dele

Não é fácil e as incertezas de como e em que momento abordar o seu filho surgem, nesse caso é indispensável que se tenha o auxilio de um profissional como um psicólogo que possa te orientar sobre a melhor maneira de falar com o seu filho. É normal ficar com receio de contar, mas não é bom adiar muito essa conversa.

Para contar escolha não fazer ar de suspense ou de revelação, busque com naturalidade contar os fatos mas sempre relacionando ao presente e ao futuro. Vai contando aos poucos, fale disso abertamente e sempre para de fato ir quebrando o tabu sobre o assunto. Você pode usar elementos como fotos, videos, objetos que tenham a ver com essa história.

Portanto, escolha a transparência e com certeza você terá um relacionamento melhor e com  mais confiança com o seu filho. Para saber mais sobre adoção e acolhimento, acesse nosso blog!

 

 

 

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
nao-ignore-a-historia-de-uma-crianca