O Papel Do Educador Social

Se você, sobretudo, tem curiosidades para saber o que faz um educador social e qual a importância desse papel na vida das famílias e o impacto desse trabalho nesse artigo você vai compreender um pouco mais sobre essa linda profissão!

 

O Educador Social

 O educador social é sobretudo alguém que tem ações de proteção as pessoas em situação de risco. Seu trabalho envolve defender, proteger e assegurar que os direitos daquela pessoa sejam garantidos. O educador social também trabalha com pessoas vítimas de exploração física, violência psicológica, dependentes químicos, jovens que tem envolvimento com algum ato criminoso, deficientes e moradores de rua. Nesse sentido, esse profissional necessita aplicar a profundidade do seu conhecimento na realidade de cada individuo, para isso é necessário que ele seja um bom ouvinte e levar essa necessidade, sendo um caminho para possíveis soluções. Não existe uma formação única para exercer essa profissão, mas sim tipos de educadores de uma forma mais ampla.

 

O Que Um Educador Social Faz?

– Estrutura atividades educativas (ambiental, civil ou sexual).

–  Preparação de oficinas educativas

–  Ministra aulas

– Orientações educacionais para famílias ou pessoas

– Acompanhamento de progresso das pessoas que estão sobre suas orientações para assim ter a reintegração dos grupos

 

 

Características Que Todo Educador Social 

Das características principais é necessário saber lidar com pessoas e apesar de parecer óbvia essa afirmação, na verdade,  é necessário trabalhar em si alguns pilares importantes como:

– Empatia: Se colocar no lugar do outro, entender aquela situação.

– Compromisso: Não se trata de se sensibilizar por um momento com a causa das pessoas, mas de fato abraçar e se comprometer.

– Preparação psicológica: Lidar com tantas situações difíceis pode ter um impacto emocional e psicológico muito grande, por isso é necessário ter uma estrutura psicológica para lidar com essas situações de forma racional.

–  Ensino e aplicação: Ter conhecimento para aplicar planejamentos e métodos para solucionar problemas dentro da especificidade de cada caso atendido.

 

 

O Papel Do Educador Social No Acolhimento

 Um grande exemplo da importância do educador social e seu papel é dentro do acolhimento institucional no qual existem crianças e adolescentes nos mais diversos tipos de situações e o educador busca solucionar conflitos de e esse é um processo desafiador e que exige de fato como já mencionado aqui bastante conhecimento sobre educação em si. No entanto, um ponto importante do profissional que até difere em relação a forma como trabalha é que ele apesar de ter empatia e sentimentos pelas situações das crianças consegue agir de forma racional e tomar medidas importantes para reestruturar as crianças e adolescentes psicologicamente e na sociedade.

O acolhimento é um lugar que precisa de profissionais assim para acompanhar, orientar no dia a dia, contribuindo com as tarefas mais simples nesse período que é transitório, mas que precisa ser uma experiência de proteção, ensinamentos e segurança para crianças e adolescentes. Se você quer conhecer o acolhimento institucional o Lar Mãos Pequenas é um lugar incrível que cuida de crianças e adolescentes com o objetivo de que eles retornem para sua família de origem e família extensiva. Conheça nosso trabalho e doe!

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
o-papel-do-educador-social.