O Que Posso Fazer Pela Adoção Se Não Puder Adotar?

Muitas pessoas acreditam que só podem fazer a diferença na vida de uma criança, praticando a adoção literalmente. Mas, existem diversas formas de oferecer uma convivência familiar e comunitária saudável, promovendo ações que estimulem o Desenvolvimento das crianças e adolescentes dentro da instituição. Isso também serve para o pós-adoção, acolhendo as famílias, principalmente nos ambientes escolares e de saúde. Por isso, convidamos você para nesse mês de março, fazer uma doação e praticar algumas dessas dicas do artigo de hoje.

Apadrinhar Uma Criança

Você sabia que no mundo, cerca de 17 milhões de crianças crescem em um ambiente familiar desprotegido, sem acesso à importantes serviços básicos como educação e saúde, além de estarem constantemente expostos a violação dos seus direitos? Apadrinhar uma criança é abraçar uma criança é abraçar uma causa onde você atuará diretamente no cuidado dela e em tudo mais que ela precisar. Em primeiro lugar, durante o apadrinhamento, um forte vínculo é criado e o padrinho ou madrinha é reconhecido pelo afilhado como um verdadeiro companheiro e amigo para a vida toda!

 

Seja Voluntário Em Um Lar de Acolhimento/ Adoção 

O serviço de acolhimento deve ser um lugar onde as crianças se sintam protegidas, cuidadas e acolhidas. Além disso, é importante que elas criem vínculos de confiança com pessoas diferentes que favorecem o seu desenvolvimento e a construção da sua autonomia nesse processo de transição. Por isso, o voluntariado é tão importante para um lar de acolhimento. Os responsáveis por esse vínculo de confiança são os voluntários. E você pode ser um!

 

Realize Doações em Dinheiro

Ainda acha que as doações não são importantes? Em primeiro lugar, saiba que as crianças de um lar de acolhimento dependem de doações. Atualmente, tem crescido um outro tipo de doação, que é o financiamento coletivo, realizado por plataformas digitais. Essa é uma modalidade que se parece muito com a popular “vaquinha”. Independente do tipo, a necessidade de sobrevivência já é, por si só, um motivo para se investir nas ONGs.

 

Adote uma Atitude de Adoção

A Atitude Adotiva nos ensina sobretudo a respeitar as diferenças e singularidades do outro, respeitando a subjetividade do seu ser. Mesmo que desafiadora, essa atitude deveria estar na fundamentação de toda a sociedade. Precisamos entender que as diferenças fazem com que a gente se complemente. O mundo não seria o mesmo se todas as pessoas pensassem igual e tivessem habilidades iguais. Por isso, a atitude adotiva nos mostra que somos parte de um todo e que esse todo não seria o mesmo se não houvesse partes, cada uma com a sua importância e cada uma com as suas necessidades.

 

Entenda as Particularidades de uma Adoção

Por consequência, a adoção é sim um assunto de interesse do público, pois ela tem o objetivo de proporcionar para as crianças que vivem em nossa sociedade uma infância melhor, dando toda a assistência necessária para o seu crescimento e desenvolvimento. Ela também proporciona uma criação cheia de amor, carinho, como se fosse filho de sangue daquela família e que a partir da concretização da adoção, passou a ser realmente da sua família.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
O-Que-Posso-Fazer-Pela-Adocao-Se-Nao-Puder-Adotar.png