Orfanato: Por Que Você Deve Abolir Essa Palavra?

O nome mais comum dos lugares, ficou conhecido por ser chamado de orfanato. No entanto, devemos saber que o significado de orfanato carrega um sentido único – e qual é?

O conceito de que esses lugares acolhem crianças que perderam seus Pais.

Porém, se aprofundarmos mais um pouco neste assunto, veremos que não, esses lugares conhecidos como orfanatos não abrigam somente crianças que perderam seus Pais. Afinal, muitas delas foram deixadas propositalmente nos acolhimentos e seria uma negação da realidade dizer que todas crianças acolhidas perderam seus Pais.

A realidade mostra que grande quantidade de crianças, tiveram situações diversas como violência, maus tratos e abusos que trouxeram elas para o acolhimento. Vamos voltar um pouquinho no tempo para entender essas transformações.

O Orfanato E Sua História

Até 1990, especialmente aqui no Brasil, os orfanatos e instituições que abrigavam crianças tinham por critério retirar elas do convívio para fazerem parte de instituições totais que mantinham o controle dessas crianças até os 18 anos.

Sobretudo, durante esse tempo elas tinham uma vida formalmente administrada onde cumpriam com suas obrigações, estudavam e tinham uma vida regrada dentro dos nomeados orfanatos. Muitas crianças pobres eram trazidas para esses lugares porque naquela época a sociedade de classe alta acreditava que os mais pobres não tinham capacidade para criarem os seus próprios filhos, e ao sinal de qualquer desvio de conduta não existia uma forma de inserção para que elas pudessem aprender a viver em sociedade.

Ao contrário, geralmente essas mesmas crianças e adolescentes também eram excluídas desse convívio e colocadas sobre um reclusão e afastamento da sociedade, considerada civilizada demais para receberem jovens com esses dilemas.

O sistema de posicionamento em relação de educação naquela época era o código de ética de menores.

Código De Menores

Naquela época a forma como as autoridades agiam perante os jovens, não era preventiva. Na verdade o olhar era mais punitivo proibindo a ida deles diversos lugares. Além disso, o método punitivo era semelhante ao de um adulto sem a consideração de uma educação. Que introduzisse uma nova maneira dos jovens agirem. Ou seja, o código de ética dos menores acabava colocando punições e não garantiam direitos.

Posteriormente, novas leis e formas de lidar com os jovens começaram a entrar em vigor. O ECA foi criado logo após a nova constituição chamada Carla Magna que prevê novos direitos fundamentais aos brasileiros.

Dessa forma, ele trouxe uma dignidade para os jovens garantindo novos direitos e deveres:

Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Depois disso novos centros de acolhimentos começaram a surgir com uma visão mais humanitária e acolhedora educando as crianças não para serem retiradas da sociedade, mas inclusas na sociedade.

Abolindo O Conceito Errado

Os lugares que recebem crianças como dito anteriormente, não só recebem aquelas que perderam seus Pais, mas também abandonadas, maltratadas, violentadas e que possuem uma história que embora seja muitas vezes triste, pertence a uma singularidade que não pode ser extinta.

Em outras palavras, reduzir as histórias que são tão diferentes ao significado único de “orfanato” é como fazer com que não caibam os diferentes históricos de vida, não podemos deixar de levar isso em consideração.

Aqui no lar mãos pequenas nós tratamos desde a nomenclatura correta até o modo mais familiar as crianças, queremos com muito carinho respeitar o viver e a história de cada uma delas.

Aliás, se você deseja conhecer mais do nosso trabalho, acesse o nosso site, e se deseja ajudar nossas crianças, entre em contato conosco.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
porque-voce-deve-abolir-a-palavra-orfanato