Primeiramente, o serviço feito em um Lar de Acolhimento deve favorecer e apoiar o convívio familiar e comunitário, devendo respeitar costumes, tradições e diversidades como: faixas etárias, arranjos familiares, religião, gênero, orientação sexual, raça ou etnia. O principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Ou seja, deve ser um ambiente acolhedor e com estrutura física adequada para atender às necessidades daqueles que usufruem desse serviço. Assim como devem cumprir os requisitos dos regulamentos para a oferta do serviço de acolhimento, oferecendo: salubridade, segurança, privacidade, higiene e acessibilidade.
Modalidades de Um Lar de Acolhimento
Abrigo Institucional
A princípio, esse tipo de acolhimento é semelhante ao de uma residência e deve ser construído em áreas residenciais. Ele também deve promover o uso dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local à aqueles que usufruem desse recurso.
-
Crianças e Adolescentes:
Crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos que estejam em situação de risco pessoal e social, recebem acolhimento seguindo as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Entretanto, é permitido no máximo 20 crianças e adolescentes em cada unidade.
Além disso, todo o processo deve ser comunicado às autoridades competentes conforme prevê o Artigo 93 do ECA. Esse tipo de acolhimento só é aplicado em situações de grave risco à integridade física e/ou psíquica da criança ou adolescente.
-
Adultos e Familias
Esse acolhimento serve para adultos o famílias com ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentar. Ainda mais, esse acolhimento institucional possui um limite máximo de 50 pessoas por unidade ou de quatro pessoas por quarto.
-
Mulheres em situação de violência.
Mulheres que estejam em situações de risco de morte e sob ameaças de violência doméstica e familiar, que sofrem lesões e sofrimento físico, sexual e psicológico, bem como dano moral podem usufruir desse acolhimento. Esse serviço promove a articulação com a rede de serviços sociassistenciais e do sistema judiciário.
-
Pessoas idosas.
De antemão, aqui falamos de uma unidade de acolhimento que acolhe pessoas idosas com diferentes necessidades e graus de dependência. Além disso, quando os idosos não tem mais condições de pertencer às famílias devido a situação de violência e negligência podem usufruir desse recurso.
Além disso, nesse ambiente é oferecido acesso às atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer na comunidade.
Casa Lar
Esse serviço conta principalmente com profissionais altamente treinados e supervisionados pela equipe técnica de referência para ajudar nas atividades da vida diária.
-
Crianças e Adolescentes
Assim funciona o Lar Mãos Pequenas. É um serviço de acolhimento provisório para crianças e adolescentes ofertados em unidades residenciais. Em outras palavras, esse tipo de acolhimento permite o atendimento a grupo de irmãos e de crianças e adolescentes com o acolhimento de média ou longa duração.
Aqui não existem pausas! No Lar Mãos Pequenas as realizações de sonhos e cultivo de sorrisos nunca ficam para depois. Por isso a sua ajuda é tão importante! Como você gostaria de nos ajudar? Aceitamos doações em dinheiro, sua ajuda como mantenedor, apadrinhamento de uma criança ou voluntariado!
Basta acessar o nosso site para conhecer mais sobre nós!